domingo, 25 de janeiro de 2009

Visitantes? Parte 2


De baixo para cima: Kaia e Mini em cima da máquina de lavar


Kaia dentro do tanque


Docinho e Mickey escondidos embaixo da máquina de lavar


Docinho


Mickey


Mini


Negresco


Rafa Brown


Ursinha


De baixo para cima: Black, Mickey e Zulu


Bagunça com jornal no canteiro durante a cat hour

Mia ficou grávida de novo: terceira gravidez em um ano! Era uma situação angustiante; a última ninhada já tinha sido rejeitada.

Em 26 de agosto de 2008 nasceram seus filhotes. Um dia seu dono mostrou-nos os filhotes (5): 1 pretinho; 1 tigrado preto com marrom (em padrão melancia); 1 tigrado semelhante ao outro, mas com carinha, peito e partes das patas brancas; 2 frajolinhas.

Conversando com o vizinho, ele disse a meu marido que pretendia castrar Mia e que já tinha pretendentes para os filhotes.

Enquanto isso, Blue, a filhote adolescente de Mia, também ficou grávida!

O vizinho veio perguntar se queríamos ficar com algum gatinho de Mia. Disse que sua irmã que pretendia ficar com dois deles, havia desistido pois havia pego um cachorro. Falou também que havia oferecido os gatinhos em vários locais, como pet shops, protetores de animais e que não conseguiu nada. Falou que ele não tinha "espaço", que sua casa e o pátio eram pequenos.

Explicamos que já tínhamos muitos animais, inclusive cachorros, e não é fácil a introdução de novos elementos.

Falamos sobre a gravidez de Blue e seu comentário foi: "ela vai acabar dando cria na casa de vocês; ela nem desce mais aqui!".

Simples assim: tenho um animal, deixo-o reproduzir-se irresponsavelmente e os outros que assumam!

Blue não deu à luz em nossa casa, nem na favelinha. Uma bela manhã apareceu sem a barriguinha. Comia, passava um tempinho ali e sumia por um tempo, voltando na próxima refeição.

Ronaldo pesquisou nas redondezas e ninguém sabia da ninhada. Dava para ver que Blue estava amamentando pelas tetinhas repuxadas.

Quando os filhotes de Mia tinham perto de 2 meses começaram a frequentar a favelinha. Logo lhes demos nomes: Zulu (o pretinho - macho); Negresco (frajolinha - macho - também nome de bolachinha recheada); Docinho (frajolinha - fêmea); Lindinha (a tigrada com branco - fêmea) e Ursinha (a tigrada melancia - fêmea).

Novamente em contato com o vizinho, que disse:

- os gatos não iam mais na sua casa, porque ele havia arrumado um cachorrinho;

- não poderia castrar Mia, porque passava por dificuldades financeiras;

- quando Ronaldo indagou, respondeu que não se opunha a que providenciássemos a castração.

Apesar dos gatinhos já estarem se alimentando bem, comendo inclusive ração sólida, Mia ainda os amamentava e cuidava deles e tínhamos que aguardar mais um tempo.

Um belo dia pela manhã, domingo, em meados de novembro, quando estou em cima da escadinha alimentando a turminha, vejo na "porta" de uma das caixas uma carinha tigradinha com branco muito pequena para ser um dos filhotes de Mia, espio dentro da caixa e lá estão mais 2 titicas: um pretinho e outro tigradinho com branco. Blue havia trazido seus bebês, então com perto de um mês de idade!

Blue é uma gatinha miúda e mesmo assim conseguiu transportar seus filhinhos sabe-se lá desde onde.

À tarde, estava em meu quarto, quando meu marido gritou do térreo para que eu espiasse, porque ele havia visto um gatinho branco na favelinha. Espiei e havia mais 2 gatinhos: 1 quase todo branco e outro bege, com vários detalhes em marrom, patinhas, peito e parte do focinho brancos. Blue havia trazido mais 2 filhinhos!

Eram tão pequenos que dava medo pensar no que poderia acontecer com eles lá em cima. Os outros habitantes da favelinha chegaram com o dobro da idade.

Na segunda-feira de manhã espio pela janela do quarto e assisto a seguinte cena: o branquinho sai de uma caixa e vai em direção à sua mãe que estava em cima da tábua; depois vai até a ponta da tábua, espia para baixo, desequilibra-se e cai.

Nunca desci aquelas escadas tão rápido; além da queda, a porta do pátio estava aberta e tinha medo de que os cachorros pudessem atacar o nenê. Ele estava de costas no chão, todo torto. Peguei-o no colo e comecei a massagear com cuidado, depois aconcheguei-o no peito para aquecê-lo e acalmá-lo, pois o coraçaozinho estava disparado.

Eu não podia deixá-los ali na favelinha, o que fazer?

Nós tínhamos cachorros e gatos por todos os lados; eu precisava de um lugar só deles e onde a mãe Blue também pudesse ficar para amamentá-los e cuidá-los. Ela confiara em nós ao trazê-los...

Ainda havia uma opção: a lavanderia, última peça da casa, com uma porta de ligação com a cozinha e uma porta e uma basculante dando para o pátio.

Pegamos uma das caixas de papelão da favelinha para Blue não estranhar, forramos com um blusão de lã bem quentinho e acomodamos os pequerruchos.

Antes fiz um teste com o pequeninho que havia caído: coloquei-o no chão e vi que caminhava em direção à caixa, foi um alívio, não perdera os movimentos! Mas depois, enquanto os outros se movimentavam bastante, ele ficou bem quietinho dentro da caixa.

Naquele dia fui trabalhar de coração apertado, com medo de que tivessem ficado sequelas da queda. Felizmente, na hora do almoço o pequeninho já estava mais animado.

Em seguida introduzi a alimentação de desmame para os pequenos. Em um próximo post, para não me alongar demais neste, detalharei tal alimentação que me foi passada pelo veterinário vários filhotes atrás...

Os filhos de Blue são 4 machos e 1 fêmea (a que caiu da favelinha): Black (o pretinho, é óbvio); Mickey (tigradinho); Mini (Mini Cat - o outro tigradinho); Rafa Brown (o sialatinha de cara manchada); Kaia (a menina que caiu). Também dedicarei outro post à escolha dos nomes.

Blue foi e é uma mãe maravilhosa; trouxe-nos seus filhinhos gordinhos, com os pelos e os olhinhos bem limpinhos; pariu-os em um lugar seguro e abrigado, pois durante o quase um mês até trazê-los houve vários dias de chuva e vento e eles não teriam resistido se assim não fosse.

Agradeço mais uma vez a São Francisco o fato de estar olhando pela janela exatamente no momento da queda de Kaia.

Muitas coisas envolvendo os gatitos tem ocorrido e contarei brevemente, mas adianto para os amantes dos felinos que, neste momento em que estou escrevendo, é "cat hour" no meu pátio e ali estão Snow, Penny, Blue, Zulu, Docinho, Negresco, Lindinha, Ursinha, Black, Kaia, Rafa Brown, Mickey e Mini e eu já estou louca para terminar de escrever e ir lá curtir as brincadeiras com eles.

Notícia: Mama Mia foi castrada no dia 23 de dezembro de 2008. Merecerá outro post.

Blue será castrada em breve e (São Francisco me ajude!), na sequência, na idade ideal, os dez filhotes.

Preciso dizer que todos já são parte integrante e muito amada da família Leal?

P.S. Na foto do canteiro, além do jornal que os gatinhos encontraram na lavanderia e divertiram-se em destruir, dá para se ver galhos, galhinhos e gravetos (além de uma machadinha). Tal teatro de destruição deve-se ao fato de que os gatinhos estavam utilizando os galhos das árvores para terem acesso a alguns lugares perigosos (como o muro de um vizinho que tem dois cães enormes em seu pátio), o que levou-nos a providenciar uma poda radical, ainda em andamento.

7 comentários:

Luzinha disse...

ai meu Deus quanto gatos lindo! gostaria de ver a festa que esses Mimis todos fazem! coisas fofas demais!

bjus prá toda família Leal!

Gisa disse...

Luzinha eles são uns amores, além de lindos são os maiores dengosos e fazem a maior festa diariamente!
P.S. Agora não tem mais, viu?
Bjs

Luzinha disse...

hehehe... ah, que pena! mas, quando se usa rexona... kkkk

passa lá no Black prá pegar o selinho de presente! adorei os blues!

bjus prá todos!

Silvia disse...

ahhhhh Gisa!!!
O Rafa parece demais com a Jade!!!
kkkkk
ele é "possuído" também? rssss
nossa, imagino sua situação com a gataiada... mal consigo dividir as atenções aqui em casa, imagina com tantos gatinhos e ainda um cachorro! kkkk
Fora ainda o tanto de história pra contar! vc deve ficar com a cabeça em curto para selecionar as postagens, né? :D
um beijo!!!

Gisa disse...

Oi Silvia: E são 2 cachorros ...
Não é facil manter todos os cuidados e atenção que a turma necessita. Realmente o que não falta são histórias para contar; e minhas férias estão terminando, buá...
O Rafa Brown é a cara da Jade mas até que não é muito endiabrado. Pela minha farta experiência com bichanos já percebi que as meninas são as mais tinhosas!

Japa Girl disse...

Nossa! Quanto gato lindo!
É incrível como as pessoas não se importam em ver seus animais procriando sem parar, né? Ainda bem que as fofinhas tinham você para dar uma cobertura.
Bjo!

Gisa disse...

Pois é Japa. Já castrei a mama Mia, agora só faltam os outros 11!
Bjs