domingo, 12 de maio de 2013

Meu presente do Dia das Mães: Maia



Maia

Maia


Este meu presente chegou de forma antecipada: quinta-feira pela manhã.

Estava no escritório quando meu marido ligou, dizendo que havia resgatado um gatinho, quando retornava da casa de sua mãe.

Ele vinha na altura do Canalete da cidade, quando viu dois cães rodeando uma caixa de papelão na calçada. Um deles já estava metendo a cabeça lá dentro. Foi verificar e encontrou dentro da caixa esta menininha fofa, de menos de três meses.

 O que podia fazer?  Colocou a caixa no colo e veio para casa.

Logo notamos que ela estava com a traseira molhada de xixi e tinha problema nas patinhas traseiras. Ligamos para o vet que veio examiná-la e disse que apresenta problemas neurológicos; acredita que levou um chute, ou outro tipo de traumatismo. Maia está com incontinência urinária e, até sexta-feira, apresentava sangue na urina.

As fotos acima foram tiradas na quinta-feira no horário do almoço, com Maia dentro da caixinha em que estava quando foi encontrada; na caixa havia um lençolzinho rosa e, por cima, um pedaço de cobertor termocel, também rosa. Um detalhe: tudo estava muito limpinho. Quem preocupou-se em arrumar a caixinha para ela? Será a mesma pessoa que a abandonou? Alguém encontrou-a depois e deu-lhe a caixinha? Já estava machucada quando foi abandonada? Acho que nunca saberemos...

Maia está em tratamento: antibiótico, Inflamene, um complexo de cálcio/vitaminas (Cal-D-mix) e já tomou a 1ª dose de vermífugo. O vet acredita que ela tem grandes chances de recuperação total ou quase total.

É incrível como sua recuperação está sendo rápida; no primeiro dia, ao caminhar chegava a perder a coordenação e cair por cima das coisas, inclusive suas vasilhas de água e comida. Já está bem mais firme e muito disposta e brincalhona, como qualquer filhote. Adorou a ração de filhote e é bem comilona e toma bastante água.

Ela adora colo e carinho e, felizmente, tudo aquilo por que passou não a deixou traumatizada em relação aos humanos.

E o nome?  Vocês viram um filme chamado "Resgate abaixo de zero"? Esse filme é de 2006, sobre uma matilha de cães de uma estação de pesquisas na Antártida e que ficou um inverno inteiro sozinha lá, até ser resgatada. Já o assisti por duas vezes na TV e me emocionou demais. A líder da matilha chamava-se Maia; seu resgate no final do filme é uma de suas cenas mais emocionantes.


Feliz Dia das Mães!