terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sarninhas II (o início)

Face algumas perguntas feitas nos comentários ao post de ontem, resolvi traçar uma breve retrospectiva sobre Sarninha (e, agora, também sobre Muffin e Luvinha).

Sarninha é uma de nossos "visitantes": gatinhos de rua que alimentamos; no caso dela, em cima de nossa lavanderia. A primeira vez que apareceu era ainda filhotona e, durante algum tempo, vinha diariamente fazer suas refeições; mas sempre que chegávamos perto éramos brindados com muitos fuzz.

Meu marido conseguiu pegá-la uma vez e nunca vi um animal tão desesperado: ela simplesmente se jogava no muro do pátio, tentando escapar. Pensei que fosse matar-se; a muito custo (e vários lanhões) consegui pegá-la e colocar novamente em cima da lavanderia.

Depois dessa experiencia, passou um tempo afastada, mas depois voltou a fazer visitas periódicas e espaçadas. Antes de aparecer rechonchudinha (quando descobrimos que não era "o" Sarninha, mas "a" Sarninha), havia passado um bom tempo distante.

Achávamos que Sarninha tinha uma casa, devido ao tempo que passava sumida, mas ela teve seus filhotes em baixo da caixa d`água em cima de nossa lavanderia. Confesso que cheguei a chorar, sem saber o que deveria fazer. Era um período de muita chuva e lá, embora abrigado, estava molhado. Sarninha continuava "intocável" e tentar resgatar os filhotes e criá-los sem a mãe, tinha poucas chances de sucesso.

Sugeri criarmos uma casinha para eles e meu marido pôs mãos à obra. Uma caixa de papelão forrada com plástico grosso; dentro um engradado de madeira para impedir que deformasse ou voasse com o vento e, por último, outra caixa de papelão menor por dentro, colocada de lado, tornando a caixa, com exceção da "porta", totalmente fechada. Ronaldo colocou junto à caixa d`água, para abrigá-la mais e facilitar a "mudança".

Vocês podem ver a "casa" nas fotos; resistiu a muita chuva e vento. Antes de colocarmos a casinha, cada vez que Sarninha se afastava, os dois filhotes miavam muito; depois, não se ouvia mais sinais deles. Devido à posição da casa, não conseguíamos enxergá-los; sequer sabíamos se haviam sobrevivido.

Foi um alívio quando, há pouco mais de uma semana, foram avistados. São lindos, com as cores da mamãe: Luvinha tem pelo baixo, é um pouco menor, e tem um pouco mais de branco (especialmente nas luvinhas); Muffin é maior, mais gordinho e peludo (puxou ao provável pai, o Sarnão, outro visitante sobre quem ainda não havia falado...)

Hoje, convivemos com outro dilema: tentar resgatá-los e separá-los da mãe maravilhosa e cuidadosa que têm? Será o melhor para eles? Aliás já conversei muito com Sarninha, elogiando e agradecendo todo seu carinho e cuidados com seus nenês. Ela não permite que se tente tocá-la, mas gosta que se converse com ela de forma carinhosa...





segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sarninhas!

Há dois posts atrás, disse que haviam sido avistados Muffin e Luvinha e perguntei "Adivinhem quem são???"

Ninguém deu um palpite...

Ontem, finalmente, conseguimos clicá-los! Com vocês, Sarninha e filhos (completaram 1 mês no dia 05/12)!

Mamãe Sarninha








Não sou a cara da mamãe???





Manos