sábado, 18 de junho de 2011

O T.O.C. da Mischa

Em outubro completará 2 anos que Mischa tornou-se uma Leal.

Quem nos acompanhava naquela época sabe que a encontramos jogada na calçada, com a boquinha muito machucada, sem a presa daquele lado, que parecia ter sido arrancada: atropelamento, paulada... Quem sabe!

Infecção, hipotermia; graças à vet e à ajuda de São Chico tudo foi superado.

A vet, pelo estado dos dentes, achou que ela já era velhinha.

Pois bem, Mischa sofre de um tipo de T.O.C. Ela começa a caminhar, fazendo o mesmo trajeto e  gestos várias vezes. 

Em uma das vezes,  por exemplo, ela completava um "8", circundando a cadeira do computador da Tati e depois uma caixa que estava no chão; repetiu o trajeto muuuitas vezes. 

Esta semana Tati estava sentada na minha cama, conversando comigo. Mischa começou a fazer um círculo, começando fora da cama, dava uma olhada para a Tati, completava o círculo embaixo da cama, voltava, olhava novamente para a Tati, ia para baixo da cama...

Conversamos com o vet sobre isso, pois situações semelhantes ocorrem seguidamente; ele indagou se ela costumava ter convulsões (o que felizmente não acontece). Parece tratar-se de um problema neurológico; decorrente do trauma sofrido ou da idade? Não se sabe.

Uma das dificuldades ao tratar-se um animal adulto, tirado das ruas, é não conhecer-se seus antecedentes, idade, e vários outros dados tão importantes para um diagnóstico.
Há poucos dias, ao dar vermífugo para Mischa, vi que ela perdeu a presa do outro lado. Está cada vez com mais dificuldade para se alimentar. Apesar de dar-lhe sempre sopinha creme, sachezinho, patê, ela adora ração sólida e consegue mastigá-la apesar da falta de dentes.

Aliás, consegui uma façanha: fui mordida por uma gatinha banguela! Quando estava colocando o comprimido do vermífugo, ela conseguiu morder meu dedo; doeu muito, ela tem muuuita força na mandíbula; chegou a abrir e sangrar o cantinho lateral do dedo.

Algum de vocês conhece algum animalzinho com T.O.C.?  Sabem algo sobre esse assunto?

Mischa, logo que chegou, com a carinha inchada.
Já recuperada, dormindo com o mano.
Ajudando o mano a estudar.
Atualmente

terça-feira, 14 de junho de 2011

O amor está no ar 2011: Novos casais!

Com vocês os gatinhos do Miados Mil que "desencalharam" no Namoro Felino da Lili 2011: Vit, Mickey e Fofinha e seus namogatos(as) Nina, Lori e Meia. Obrigada Lili!




São lindos não é???