sexta-feira, 18 de setembro de 2009

18 de setembro: Luto contra o abandono!


Vi hoje no blog da Luzinha e já havia visto há alguns dias na Catish: 18 de setembro é o dia do Luto contra o abandono.

Mais do que nunca tenho visto animais abandonados em minha cidade e, literalmente, no meu próprio quintal. Meu post anterior havia sido sobre Chuviscão, um lindo gato adulto que foi se chegando e está acampando por aqui. Nunca o havia visto antes; foi abandonado? Possivelmente, ou então não está recebendo o mínimo necessário para sua subsistência em seu "lar" (isso também é abandono!)

Esta manhã, logo cedo, quando saí no quintal, Faninha começou a latir. Havia uma gatinha no muro dos fundos; adulta, linda, cinza claro e peluda, mas magérrima e com o pelo já dando sinais da desnutrição. Aliás, não pude ver o sexo, disse gatinha porque o rostinho é fininho, delicado, mas pode não ser... Foi abandonada? Certamente. Com os latidos ela fugiu, não sei se voltará.

Nós, que amamos os animais, nos angustiamos com essa situação, porque, por mais que desejemos, não podemos resolver o problema de todos. O número daqueles que abandonam, infelizmente é muito maior do que o dos que acolhem e ainda há a procriação dos que já estão nas ruas e telhados.

Hoje eu estou de luto, e vocês?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Chuviscão!

Chuvisquinho


Chuvisquinho


Chuviscão

Não, o título não se refere ao crescimento do nosso Chuvisco, mas sim a um personagem novo.

Há cerca de 15 dias vi, em um telhado próximo, um gato que parecia o nosso menino. Cheguei a me assustar: Chuvisco fugiu??? Não, ele estava em casa...

Talvez alguns frequentadores mais antigos lembrem de nossa favelinha, denominação carinhosa que demos à parte de cima do pátio telado da Tchutchuca e família, que começou a ser habitada pela Mia e seus descendentes, antes que os assumíssemos e trouxéssemos para nossa casa. Mantínhamos lá em cima caixas para abrigo, água e comida. Quando a turminha "desceu", desativamos a favelinha.

Depois que Blue desmamou seus filhotes, começou a brigar com todos, ficava nervosa, subia na tela e miava. Adivinhamos o que ela queria: colocamos uma caixa lá em cima e ela correu para dentro, ronronando e depois veio nos fazer muitos carinhos...

Pois bem amigos, o gatão cinzento, que passamos a chamar de Chuviscão foi chegando, chegando e está se instalando na favelinha. Várias vezes, inclusive de manhã cedo, subo a escadinha e ele está bem acomodado em uma das caixas! Já andou descendo no pátio também; já aconteceu de abrir a porta do pátio e ele subir correndo. Ele não é castrado; já deixou algumas demarcações de território bem "perfumadas".

A carinha é igual à do Chuvisco, mas ele é maior; nós brincamos dizendo que é o pai dele (e quem duvida? Antes nunca havíamos visto gatos dessa pelagem nas redondezas.)

Ele é arisco e ainda não conseguimos tirar fotos dele; ficamos devendo. Para não deixar sem ilustração, coloquei algumas fotos do Chuvisco.

EDIT: Conseguimos clicar Chuviscão!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Selinhos! (Editado em 15/09/09)

A Elaine do blog Um pouco de mim idealizou uma blogagem coletiva para comemorar um ano de seu blog!

A postagem consistirá em uma carta que escreveremos para nós mesmos, voltando no tempo, e será postada em nossos blogs no dia 20 de setembro (que, casualmente, é feriado estadual para nós gaúchos, comemorando a Revolução Farroupilha! Este ano cai em um domingo...)

Eu já me inscrevi para participar, e vocês?
Lá no blog da Elaine ela esclarece direitinho como deverá ser feito.


X 3

Este selinho divertido nossos gatinhos ganharam da Maira do Bicho é tudo de bom e da Branquinha do blog da Branquinha. Obrigada meninas, a turminha agradece!

REGRAS: "Ao aceitar este prêmio você tem que contar a estória de algum alimento que você tenha roubado quando seu humano não estava vendo. Se você nunca roubou qualquer alimento, você deve ser um cachorrinho ou um gatinho muito bom. Você pode aceitar esta bandeja de biscoitos muito gostoso como a sua recompensa! Em seguida adicione o logotipo do prêmio no seu blog (opcional), então nomeie, pelo menos, 5 outros blogs e informe-os sobre o prêmio deixando uma mensagem em seus blogs"

Como são dois selinhos, dois ladrõezinhos se prontificaram a se entregar para ganhar os biscoitos!

- Palito:
Um dia, na hora do almoço, os humanos estavam muito distraídos, conversando, e eu não resisti ao perfume dos filés de frango que estavam na mesa; rapidinho peguei um e comecei a comer. Quando viram, já era e até me deixaram comer todo o filé, porque era grelhadinho e não tinha temperos impróprios para gatinhos. Agora, os docinhos da vovó... vou deixar para outro membro do bando falar. (Explicação: minha mãe é a Tati!)

- Mia:
Logo que passei a fazer parte da família, não podia ver mamãe comendo alguma coisa gostosa que tentava roubar da mão e, se ela deixasse, até da sua boca! Levei umas ralhadas e estou um pouco mais comportada... mas às vezes a gulosa esquece algum doce gostoso na mesa de cabeceira e já consegui dar algumas mordidas ou lambidas... Ela ralha bastante e já me disse que doces fazem mal para os bichinhos, mas se ela bobear de novo... (minha memória é fraca mamãe!!!)

Palito e Mia, em uníssono: Ganhamos os biscoitos???????

Editando e aditando:

O Léo aquele cachorrinho lindo e fofíssimo lá do PensAUmentos, também deu o selinho para nossa turminha.

Já que foi presente de um cachorrinho, vou deixar outro cachorrinho contar suas aventuras gatunísticas para ganhar os biscoitos; com a palavra Flocky:

Flocky: Eu sou o primogênito aqui em casa, mereço alguns agradinhos especiais, né? Acontece que há alguns meses estou de dieta especial, só ração Hepatic, ou, no máximo uma canjinha de frango sem pele e sem sal! Até que eu choro um bocado quando o pessoal humano está comendo coisas cheirosas e gostosas, mas não convenço, não... Mas a ração da Snow e, principalmente, seus sachezinhos... quando ela dá mole eu vou lá e ninguém me segura! Claro que quando mamãe vê fica brava e triste comigo; ela diz que vai me fazer mal... Estes biscoitos eu posso comer mãe????

Convidamos para participar da brincadeira:

- os cachorrinhos da Andréa do Vida canina e histórias de vidas
- os gatinhos, ou cachorrinhos da Drica do Gatonetes
- as gatinhas da Angelique do Aqui só entram gatos
- Eros do Diário do Gatinho Eros
- os gatinhos da Flávia do Os gatos: Brisa e Dom

-.-.-.-.-.

Tenho mais selinhos para postar; aguardem: Selinhos - Parte 2!