quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Adoção


Rafa Brown - meliante #1


Black - meliante #2


"Hummm, Nestea de pêssego..."

Lendo recentes postagens de amigateiras, vi que uma matéria muito ventilada quanto à adoção é a idade dos gatinhos: adotar um adulto ou um filhote e o porquê da opção.

Argumentos a favor dos adultos:

- São animais com personalidade já definida;

- Costumam ser mais calmos, ou seja, não fazem tanta bagunça ou estragos;

- Normalmente são preteridos nos processos de adoção, porque os adotantes preferem filhotes.

Argumentos a favor dos filhotes:

- São mais brincalhões e agitados, sendo a melhor opção para quem deseja um animalzinho com tais características.

Pensamentos avulsos de uma gateira antiga, cheia de gatinhos e ainda em eterno aprendizado sobre eles e com eles (eu):

- Quem pega um filhote tem que se lembrar que o filhote de hoje é o adulto de amanhã (e a infância dos animais é tão curta...);

- Os filhotes são mais frágeis e dependentes, e por isso podem ter mais urgência em conseguir um lar só seu;

- Quando pegamos Chuvisco (nosso último resgatinho), o fizemos, apesar de sobrecarregados de animais, porque era um filhotinho miando desesperado na rua em um dia de chuva;

- Quando pegamos Penny (nossa Pretinha) da rua, o fizemos, apesar de já termos vários gatinhos, porque era uma gatinha adulta, maltratada e assustada;

- Os gatinhos, assim como as pessoas, tem personalidade própria; nem todos os adultos são iguais, assim como nem todos os filhotes o são;

- Nosso gatinho Palito é um adulto jovem e muito mais ativo e bagunceiro do que alguns de nossos filhotes;

- Uma dúvida minha é: caso todos os adotantes escolhessem os gatos adultos dos abrigos, os filhotes ali existentes não se tornariam em breve também adultos preteridos?

- Gostei de algumas idéias que já li de várias gateiras: se fores escolher um gatinho em um abrigo, faças isso sem modelos preconcebidos: reconhecerás o "teu" gatinho; ou melhor ainda: "ele" te escolherá.

- Nunca fiz tal escolha: nossos gatinhos vieram a nós das formas mais variadas, como quem ler nossos posts pode verificar. Acredito que se me encontrasse frente a frente com vários gatinhos, tendo que escolher apenas um para dar um lar, iria me sentir muito dividida.

E aí amigateiras, qual a(s) opinião(ões) de vocês???

Edição Extra!!!

São 20:00 hs, enquanto termino este post escuto estalos de galhos quebrados: no pátio encontram-se 11 mini-vândalos (ih, esta ainda tem hífen? - não tenho tempo de consultar as novas regras agora! Ih, hífen ainda leva acento??? kkk) arrasando com as minhas hortências e meu pezinho de jasmim estrela ainda em fase de crescimento!!!! Pena que não tenho uma máquina boa capaz de registrar o crime e os criminosos (está em projeto, mas eles dão tanta despesa...)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mesersário


Mia e Palito

Nosso blog está completando 1 mês!

Parece que faz muito mais tempo e já se tornou meu maior vício.

Adoro receber as visitas tanto das primeiras amigateiras que aqui aportaram, como a Claudinha do Beco dos Felinos, a primeira a nos deixar um comentário; a Luzinha do Black Cat, a primeira a nos dedicar um selinho; como de todas as(os) demais que foram chegando, nos acompanhando, deixando mensagens carinhosas, trocando experiências: Nana, Milene, Sílvia, Japa Girl, Uniqua, Crazy Mary, Catish, Lili, Teo, Tania, Vivi e Mozart, Daniela, Idun, Dê, Lyra, Felina, Oro, Anita, Denise, Bia, Luisa, Flávia, Patrícia, Mimosabloom, Paolla (mil perdões se esqueci alguém!)

Fico feliz cada vez que temos visitas novas. Hoje, no dia do nosso "mesersário" recebemos uma mensagem de nova "amichorreira" (será que este é o termo?) que tem cachorrinhos lindos e um blog idem: a Andrea da Vida Canina e Histórias de Vida.

Queria comemorar este dia postando uma foto de todos nossos bichinhos mas, infelizmente, ainda não temos uma máquina capaz de captá-los ao mesmo tempo, sem contar que alguns não se misturam, kkk


Palito

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Palito doentinho



Primeira semana de trabalho após as férias ... Por si só já não é motivo para maiores comemorações pois, apesar de gostar do meu trabalho, sempre fica aquele sentimento de "só no ano que vem tem mais".

Além disso, no primeiro dia, mais precisamente terça-feira à noite (segunda foi feriado em nossa cidade) Tati me disse que Palito estava muito parado e não queria se alimentar: duplo motivo de preocupação para quem conhece a figurinha! Sequer sachezinho Whiskas o garoto quis ...

Quarta pela manhã a situação era a mesma; notávamos, inclusive, que ele estava mais quente que o normal.

Fim de tarde direto para o vet. Exame geral: fora a febre (40.4) nenhum sintoma visível. Resultado: 8 dias de injeções de antibiótico e acompanhamento do quadro; caso não melhorasse, exames de sangue. Já tomou a primeira injeção no vet e mais três aplicadas por uma moça que vem aqui em casa para isso; ainda faltam quatro ...

Felizmente Palito reagiu rapidamente; a primeira coisa a retornar foi o apetite e também já começou a fazer suas "baguncinhas" pela casa. Quando eles estão doentinhos a gente fica com saudade até dos piores "estragos" que eles aprontam.

Para completar ontem era dia de dar vermífugo para a turma toda (com exceção de Palito, pois está em tratamento). Com a ajuda de minha sobrinha Renata que tem boas técnicas de fazer gatinhos engolir comprimido, consegui que "quase todos" o tomassem.

Cerebreta foi para cima do roupeiro do quarto do gatil, em um local inacessível; Mia cuspiu o comprimido fora em todas as tentativas; Fofinha... bem essa eu nem tentei, o máximo que consigo é uma vez por ano colocar o remédio de cangote e, apesar das luvas e outros EPIs (equipamentos de proteção individual), sempre sobram muitos arranhões e sangue (meu, é claro!)

No fim da tarde tentei dar o comprimido para Mia no meio de um pouco de guisado. Vã ilusão: o guisado ia e o comprimido ficava. Na época em que alimentava Mia na favelinha era muito fácil medicá-la; ela engolia tudo de primeira, sem sequer mastigar, principalmente carne. Agora que fica dentro de casa, com comida permanentemente à disposição, já está toda "fresca", escolhendo o que come!

Como consequência vou esperar que tudo se aquiete e pegar as duas figurinhas difíceis (Mia e Cerebreta) para colocar o Profender no cangote. Fofinha, só no final do ano (já me arrepio só de pensar!)