quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1 + 1 nem sempre são 2

A vida nem sempre é exata como a matemática.

Falando de gatos, por exemplo, 1 gatinho + 1 gatinha, podem se tornar um número infinito de gatinhos...
Este não é um post apenas para falar, mais uma vez, na necessidade da castração, coisa que é quase unanimidade entre aqueles que porventura passarem por aqui. Note-se que o "quase" se deve ao fato de que na vida nunca se conseguirá unanimidade: as pessoas são diferentes, pensam diferente, agem diferente.

Quanto à alimentação dos gatos, por exemplo: qual a ideal? Muitos dirão: consulte o veterinário. Conheço uma veterinária (bastante competente, aliás) que é frontalmente contra rações. Alega serem causadoras de cálculos renais e de retirarem dos gatos um de seus poucos prazeres (segundo ela), que é o de comer algo apetitoso. Os demais veterinários que conheço dizem que a ração é o alimento ideal para gatos (e cães também), por ser completo e balanceado.

A título de comentário, registro que alguns de meus gatos preferem a ração a qualquer outro tipo de alimento que lhe seja oferecido.


Mia e Palito não deixarão de ser 2: estão castrados

Falando de um modo geral: a vida tem regras infalíveis? Existe uma cartilha que nos diga qual é sempre o caminho certo? Basta segui-la e eu estarei sempre certa? Seria tão fácil se fosse assim...

Eu só posso dizer que, quanto mais o tempo passa, mais dúvidas e incertezas tenho; mais percebo que não existem apenas dois caminhos: o certo e o errado; só sei que a vida nos dá muitas opções e que, se porventura aquela que escolhemos em determinada ocasião não foi a melhor, não devemos desistir e passar o resto da vida nos culpando, mas devemos seguir adiante e procurar acertar da próxima vez.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Remedinhos que não deixo faltar em casa

Docinho


Mia


Snow


Leozinho

Ao longo da minha vida com gatos, tomei conhecimento de alguns medicamentos simples (cujo primeiro uso foi por indicação veterinária), que não deixo faltar em casa e evitam a evolução de problemas inicialmente simples.

Vamos a alguns deles:

- Cápsulas de carvão vegetal: encomendo em farmácia de manipulação; ajuda a eliminar toxinas do organismo, não possuindo contra-indicações. O vet me receitou pela primeira vez quando resgatamos nossa Snow e já recomendou em outras situações. Mesmo animais que só comem ração, podem caçar algum inseto, ou outro animal, ou sabe-se o que mais, que podem intoxicá-los.

- Água boricada 2% (uso oftalmológico): ótima para limpar olhinhos, tanto de bebês como de adultos. Usamos bastante nos 3 Sarnowski, filhos da Muffin; ela era mãe de primeira viagem e, pelo estado dos olhinhos das crianças, não se dedicava a limpá-los; tivemos que "dar uma força".  Periodicamente usamos para limpar os olhinhos da Snow (que são bem protuberantes, como os de todos os persas). Qualquer machucadinho na região dos olhos também pode ser tratado com ela. Atualmente não existe mais em farmácias comuns, apenas em farmácias de manipulação.

- Rifocina (ou seu genérico: rifamicina): Para machucados; a grande vantagem é ser spray: dá para pegar os gatos "de surpresa" quando são ariscos; o ideal é lavar os machucados com soro fisiológico antes, mas quando não dá...  

E vocês amigas, como é sua farmacinha felina (ou canina)?


P.S.: A turminha lá de cima é parte dos "remedinhos" que fazem um bem enorme para a minha saúde!