sábado, 18 de junho de 2011

O T.O.C. da Mischa

Em outubro completará 2 anos que Mischa tornou-se uma Leal.

Quem nos acompanhava naquela época sabe que a encontramos jogada na calçada, com a boquinha muito machucada, sem a presa daquele lado, que parecia ter sido arrancada: atropelamento, paulada... Quem sabe!

Infecção, hipotermia; graças à vet e à ajuda de São Chico tudo foi superado.

A vet, pelo estado dos dentes, achou que ela já era velhinha.

Pois bem, Mischa sofre de um tipo de T.O.C. Ela começa a caminhar, fazendo o mesmo trajeto e  gestos várias vezes. 

Em uma das vezes,  por exemplo, ela completava um "8", circundando a cadeira do computador da Tati e depois uma caixa que estava no chão; repetiu o trajeto muuuitas vezes. 

Esta semana Tati estava sentada na minha cama, conversando comigo. Mischa começou a fazer um círculo, começando fora da cama, dava uma olhada para a Tati, completava o círculo embaixo da cama, voltava, olhava novamente para a Tati, ia para baixo da cama...

Conversamos com o vet sobre isso, pois situações semelhantes ocorrem seguidamente; ele indagou se ela costumava ter convulsões (o que felizmente não acontece). Parece tratar-se de um problema neurológico; decorrente do trauma sofrido ou da idade? Não se sabe.

Uma das dificuldades ao tratar-se um animal adulto, tirado das ruas, é não conhecer-se seus antecedentes, idade, e vários outros dados tão importantes para um diagnóstico.
Há poucos dias, ao dar vermífugo para Mischa, vi que ela perdeu a presa do outro lado. Está cada vez com mais dificuldade para se alimentar. Apesar de dar-lhe sempre sopinha creme, sachezinho, patê, ela adora ração sólida e consegue mastigá-la apesar da falta de dentes.

Aliás, consegui uma façanha: fui mordida por uma gatinha banguela! Quando estava colocando o comprimido do vermífugo, ela conseguiu morder meu dedo; doeu muito, ela tem muuuita força na mandíbula; chegou a abrir e sangrar o cantinho lateral do dedo.

Algum de vocês conhece algum animalzinho com T.O.C.?  Sabem algo sobre esse assunto?

Mischa, logo que chegou, com a carinha inchada.
Já recuperada, dormindo com o mano.
Ajudando o mano a estudar.
Atualmente

16 comentários:

Sandra =^.^= disse...

Qta diferença.
Graças a Deus existem pessoas como vocês, pois a maioria finge não enxergar, principalmente qdo o animalzinho já é adulto.
E eles ficam lá, jogados.
Deus os abençoe.
Grande abraço.

Fernanda - Cozy - disse...

Oi estou estdunado comportamento animal,vou pesquisar mais sobre isso e posto aqui...boa sorte pra Mischa.e quando puder visita meu blog
http://cozygatos.blogspot.com/

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Nooossa, Toc em gatos pra mim é super novidade, não conheço nenhum caso, o sa sua Mischa é o primeiro...surpreendente...espero que ela fique bem!;-)
O que importa é que vcs cuidam dela com muito amor, carinho e dedicação, por isso ela está ótima!
Bjaaaum que Deus abençoe a todos aí, bom fim de semana!

Repositório disse...

Querida!!! Mischa encontrou vocês e tem um verdadeiro lar!!!

Blog da Rutha disse...

Que loucura ! Mas eu acho que os meus velhinhos aqui também têm umas manias assim, ou talvez eles sejam muito presos a rotinas...
Quando eu comecei a ler também pensei em um problema neurológico e juntando a idade...
O mais importante é que ela tem uma família que a ama e se preocupa muito com ela, além de ser uma família muito observadora, né ?
A Rutha não deixa ver os dentes, mas eu sei que ela tem sangramento quando come a ração, preciso prestar mais atenção a isso.
Boas melhoras pra Mischa e pra você ! Ser mordida por uma banguela não deve ser fácil...
Beijos
Laís

Andrea Sassaki disse...

Nossss.....TOC em gatinho, nunca vi, cumadi.
E quanta diferença!
Um otimo domingo e se cuida...
Beijocas!

Nikita disse...

Nunca ouvi dizer que gatos possam ter TOC. Espero que a Mischa fique bem, ela é lindaaa!!

Beijos, Néia

Patrícia disse...

Olá! Tem selinho pra vc lá no blog!!!
Beijos!

Claudia disse...

A Mischa é mais um caso de que amor e cuidados podem prolongar uma vida que parecia destinada a ser breve.
Quanto ao TOC não sei de nenhum caso mas vou pergunta pro povo gateiro amigo e se tiver alguma resposta te digo.
bjs

Gato Pierre disse...

Espero que a Misha esteja bem! Deixamos um selinho pra vcs no blog!
lambeijinhos

Gata Lili disse...

Que fofo!!! Lindo.

Mirna disse...

Oi Gisaaa!!!tô de volta!!
Ah, não fique sem graça, eu não acho 4 gatos muito...pelo contrário, quanto mais, melhor hehehe
O problema vem dos outros que acham que dois já está de bom tamanho....tenho culpa se meu coração é grande e insiste em amar muitos???hihi

Com relação à Mischa, eu não conheço TOC em gatos...pelo que vc descreveu, realmente parece algo neurológico...mas vou procurar algo sobre o assunto...
Ela está linda!Super bem cuidada!!
Bjussss

Milene disse...

Misha está muito linda, resultado do carinho e amor que recebeu de vcs.

Notei que com o tempo os dentinhos da minha Mina estão bem mais gastos. As presas estão mais curtinhas e os dentinhos entre elas - que na verdade sempre foram bem pequenos - estão minúsculos. Mas a dentada ainda é poderosa hehehe.

Nunca tinha ouvido falar de TOC em gatos, apenas alguma coisa sobre isso em cães, na televisão.
Espero, sinceramente, que ela possa melhorar.

Bjocas

Fernanda - Cozy - disse...

Oi,
pode me passar o seu e-mail ou mandar um e-mail pra mim? Pesquisei sobre compulsões em gatos e acho que sei de uma forma de ajudar a Mischa....ou me liga 11 80313532
beijos e aguardo o seu contato.

Fernanda

Ju Ramalho disse...

Tadinha da Mischa ainda bem que encontrou um lar cheio de amor, fiquei tão tristinha por ela... que Deus te abençoe, eu sou uma mãe de gatos, recolhi tb uns filhotes que criei com mamadeira e hoje são adultos... hoje postei sobre o que aocnteceu com uma gata minha, erro me´dico veterinário... se quiser dar uma passadinha lá ... poderemos ajudar outras pessoas a denunciar veterinários que nem deveriam exercer a profissão....
http://juliramalho.blogspot.com/2011/06/erro-medico-veterinario-sim-acontece.html

Beijos Ju

Laís Dorta disse...

Que bom que existem pessoas como você. A micha é uma sortuda e está linda.
bjs Lais