quinta-feira, 8 de abril de 2010

Preconceitos/Pensamentos esparsos

Kaia

Há um bom tempo venho pensando em postar sobre este assunto: preconceito contra os amantes/defensores de animais.

As reflexões aqui postas são resultado não só de experiencias pessoais, como do muito que tenho lido nos blogs.

Preconceito principal: amantes e/ou defensores de animais são:

- mulheres mal amadas; as que buscam nos animais os filhos humanos que não possuem; as que não têm uma profissão que as ocupem.

Andando pelos blogs, tenho visto o contrário: mulheres realizadas profissional e pessoalmente e que amam animais.

Quanto aos homens? São, evidentemente, minoria no universo blogueiro e de defesa animal.

Por quê?

- Têm receio de ser objeto de preconceito?

- São menos sensíveis à questão animal que as mulheres?

Já li em um blog um agradecimento pela paciencia dos maridos das gateiras. Por que eles são apenas "pacientes" ou "auxiliam"? Por que não são eles mesmos "gateiros" (ou "cachorreiros")?

Claro que eles existem!

Não esqueço um post da Tamara do Café com Gato, de muitos meses atrás, onde falava de uma gatinha bebê, resgatada pelo seu marido Moacir e criada por ele, que a levava de casa para o escritório, em uma caixinha, para mantê-la alimentada e cuidada com a frequencia que um bebê requer.

O "Velhinho" do Time do Tigor é outro exemplo de gateiro.

O blogueiro português Ricardo, do Desabafos e Miaus é outro gateiro assumido.

Mas vocês concordam comigo que eles são minoria?

Vocês notaram que, neste post, faço mais indagações do que afirmações? É porque adoraria ter opiniões a respeito daqueles que me lêem!

15 comentários:

Anya disse...

Very interesting
I did not know all facs special about man :))))))
LOL

((HUGS)) to all Kareltje =^.^=

Ju disse...

Acho que esse negócio dos homens serem minoria no mundo dos amantes/protetores de animais tem um pouco a ver com a criação... Quer dizer, por muitos anos, os homens foram criados pra sustentar a casa e não necessariamente para cuidar dela e de seus habitantes. Já mulher, logo que nasce já dão boneca pra menina ir treinando para quando for mãe e tiver que cuidar do filho... Quer dizer, quando desde cedo você aprende a cuidar do próximo, seja uma boneca, um parente ou um bebê, é natural se preocupar também com os animais se eles fazem parte do seu universo. Por outro lado, se seu papel é sustentar a casa, cuidar de um animal é só mais um gasto no fim do mês...

Por sorte, tem muito homem que, desde cedo aprende a gostar dos animais, mas ainda deve ser difícil pra eles assumirem papéis de cuidadores. Até pelo preconceito com homem que cuida de alguma coisa (nem que sejam enfermeiros).

Devo estar viajando, mas acho que é isso!
Bjos e boa semana!

Gisa disse...

Hi Anya and Kareltje! kkkkk Kisses
Oi Ju! Concordo contigo, o problema é cultural; mas a nossa sociedade já mudou muito; acho que é hora dos homens mudarem nesse aspecto. Quem pode estar viajando agora sou eu, mas essa mudança não diminuiria os casos de maus-tratos e abandono? Tomara que mais homens se tornem cuidadores. Felizmente tenho um assim aqui em casa! kkkkk Beijos e boa semana para ti também!

Claudia disse...

Gisa,
Fiz essa reflexão e cheguei a conclusão, que a mulher tem mais espaço para o seu amor. Ele é amplo, sempre cabe mais um e como os animais também são assim, junto a fome com a vontade de comer.
Acho que os homens que agem diferente da maioria, se permitiram ser assim ou foram educados por mães gateiras/cachorreiras.
Meu irmão é um exemplo.
Sempre tivemos amor pelos animais e hj, casado e com 2 filhos, tem 2 gatos e 2 cachorros, todos adotados das ruas.
Acho bom que mais e mais pessoas falem sobre esse tema, é um ótimo assunto pra reflexão.
bjs

Toquinha do Artesanato disse...

Oi Gisa, realmente há muito preconceito, principalmente na questão de quem tem bichos e não filhos, como eu por exemplo, já me disseram assim "você é estranha"! Não me sinto estranha, me sinto especial por gostar e cuidar dos animais. Não gosto de crianças e não pretendo ter filhos. Admiro quem tem filhos e mesmo assim dedica um tempo aos animais.
O preconceito em relação aos homens é maior quando diz respeito aos gatos; falam que homens que gostam de gatos não são machos, isso é totalmente infundado, mas já recebi e-mail com piadinhas com isso.
Muito bom seu post!
Beijo

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

SÃO MINORIA OU FALTA DE SORTE?
PORQUE UM GATEIRO SÓ PODE SER UM GATEIRO TOTAL SE TIVER TAMBÉM UMA GATEIRA DO SEU LADO, NÃO É?!
MOACIR É UM GUARDIÃO DE ANIMAIS,DESDE MUITO CEDO:
JÁ RESGATOU CURUJA APEDREJADA POR GAROTOS, SAIU NO TAPA (SOCO) COM UM CARA QUE ESPANCAVA UM CAVALO, JÁ TORROU MAIS DE 300,00 COMPRANDO MUITOS PASSARINHOS ENGAIOLADOS EM UMA FEIRA ILEGAL DE ANIMAIS, SOLTANDO-OS TODOS E DEPOIS PASSOU O CARRO POR CIMA DAS GAIOLAS VAZIAS E ME ENSINOU QUE O SAPO JOÃO NÃO TEM CULPA DE SER FEIO.
SÃO VÁRIAS HISTÓRIAS...
VOCÊ NÃO FAZ IDEIA.
ANTES ELE VAZIA TUDO ISSO ESCONDIDO E ATÉ COM VERGONHA, NÃO CONTAVA PRA NINGUÉM.
HOJE CASADO COMIGO, JUNTANDO NAMORO E CASAMENTO SÃO 6 ANOS, ELE PODE FAZER TUDO O QUE QUISER - QUE EU ASSINO EMBAIXO, NA HORA!!!!
AGRADEÇO A DEUS A OPORTUNIDADE DE SER QUEM SOU E PODER PROPORCIONAR O MESMO AO MOACIR...
ELE PODE SER ELE!!
OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE.
EXCELENTE TEMA, EXCELENTE QUESTIONAMENTO.
TAMARA - A FELIZ ESPOSA DO MOACIR.
BLOG CAFÉ COM GATO.

Gisa disse...

Oi Claudia! Interessante teu enfoque. Acho que das mulheres é esperado esse amor e que o expressem. Quanto aos homens o "machismo" ainda dominante faz com que tenham que passar sempre uma imagem de durões e quase insensíveis, mesmo que não sejam assim. Aqui estamos falando de animais, mas isso se aplica a muitas outras situações. Beijos
Oi Simone! Eu tenho filhos humanos e, mesmo assim, muitas pessoas, inclusive mulheres, muitas vezes já me chamaram de louca, ou fizeram piadinhas pelo número de bichinhos que tenho e pelo amor e cuidados que lhes dedico. Em relação aos homens, como disseste, o machismo ainda torna o preconceito pior. Enquanto essa mentalidade não mudar continuarão havendo os maus-tratos e abandono de animais. Beijos
Oi Tamara! Citei o Moacir no post pela admiração que sinto por ele (aliás, por vocês). Como comentei acima, mesmo uma mulher gateira/cachorreira/protetora de animais já sofre preconceito e isso, no caso dos homens, se multiplica. É preciso muita personalidade e, como muito bem disseste, apoio para que eles se sintam à vontade para agir como manda seu coração. Meu marido já ouviu piadinhas por passear com nosso poodle! Ele também é meu parceiro e cúmplice de 27 anos de casamento e de muitos e muitos bichinhos resgatados. Obrigada pelo comentário. Beijos

Elaine disse...

Gisa,
Acertou!
Eu jurava que seu nome era Gisele, ou Gisela.
Gostei de saber.
Beijos e bom dia!!!!

Gisa disse...

Oi Elaine! Tu também quase acertaste. Meu nome veio, de fato, do apelido de uma tia minha que se chamava Gisela! Confesso que eu prefiro Gisa. Beijos

Cães e Focinhos disse...

oi amiga,deus me livre se ele tivesse morrido,nao aceitaria de jeito nenhum,imagina saalvar ,e depois dar uma bundada e matar ,mas graças deus ele ja esta bem,mas passou maus bocados......

Gisa disse...

Oi Berna! Que bom que terminou tudo bem! Beijos

Sarah disse...

Oi Gisa!
Adorei ver vc no blog novo do Bento! Quando mudei de blog fiz um comentário aqui no Miados, no post "1 ano de Miados"... mas pelo jeito vc não viu... O importante é que vc me achou de novo, estava com saudades dos seus comments!
O Waves foi aposentado mesmo. Depois que o Bento nasceu eu quis deixar o blog mais com a cara dele. Até expliquei a mudança nesse post aqui: http://maedobento.blogspot.com/search/label/blog
Sempre que puder acompanhe as notícias dele!
um beijo!

Gisa disse...

Oi Sara! Não vi mesmo... eu passei um tempo "meio atrapalhada". Mas o Mãe do Bento já está linkado; não perco mais nada! Beijos mil da Mãe da Tati e Mãe do Chico!

Anya disse...

Hi Gisa
Good question ,
no they stay at the winter and eat only grass (I think ... ;)
Maybe someone brings food ???
I give always old carrots and apple
but they are not friendly to people they are really wild ;)
When you look at the pics you can see they are thin after the winter
I think they are waiting on fresh grass and other plants :)))
Thanks for your nice comments always...
Anya :-)

Gisa disse...

Hi Anya! Thanks for you return! The horses may be happy with the beginning of the spring and until the summer they will be fat. I love your blog and your posts! Kisses