quarta-feira, 27 de maio de 2009

CRIMES CONTRA ANIMAIS - ATÉ QUANDO?



Pensei muito antes de fazer esta postagem, mas este é meu meio de comunicação e não podia ficar calada. Está acontecendo tão perto, no meu próprio estado...

Ontem assisti ao Jornal do Almoço da RBS TV e o que vi era aterrorizante: uma associação que deveria proteger animais estava deixando-os morrer de fome e sede, sem contar a falta de higiene e as doenças! As imagens eram chocantes.

O abrigo que chegou a ter 700 cães, está com apenas 350: os demais já morreram, principalmente de INANIÇÃO.

Aquela já era a segunda reportagem (não vi a da véspera, onde fora denunciada a situação; pretendo assisti-la, pois está no site do clicrbs, mas ainda não criei coragem).
A reportagem de ontem, pelo menos, além de imagens muito tristes dos pobres animais, mostrava um lado bonito, o da solidariedade: pessoas levando alimento para os animais, pessoas se oferecendo para ajudar.

No blog Bicharada (www.clicrbs.com.br/bicharada), entre inúmeros comentários de pessoas se unindo para ajudar, se solidarizando, tinha que haver uma pérola. Um certo "senhor" cujo nome não merece sequer menção, pois seu desejo deve ser exatamente aparecer, sugeriu que os cães deveriam ser enviados ao zoológico para alimentar os animais de lá; ou então para a China, onde gostam de comer cães!

Transcrevo a seguir uma postagem do blog Bicharada e outra do Paulo Sant`Ana. Quem se interessar poderá assistir as reportagens no site clicrbs:

BLOG BICHARADA (www.clicrbs.com.br/bicharada)

"Segunda-feira, 25 de maio de 2009
Centenas de cães são maltratados em São Leopoldo
Uma associação que deveria proteger animais, mas que tem como resultado bichos maltratados. Cães sem água, sem comida e doentes. Conforme a matéria exibida hoje na RBS TV, um funcionário recolheu dezenas de cachorros mortos em um mês. Cães morrem de inanição no local onde deveriam ser cuidados.
A crueldade ocorre na Alpa (Associação Leopoldense de Proteção aos Animais) desde que a nova diretora assumiu no ano passado.
As imagens são chocantes. O espaço dos comentários está aberto para opiniões.Assista à reportagem do Jornal do Almoço:
Melhor do que eu expressar minha indignação, é assistir ao comentário do Paulo Sant'ana. Concordo 100%:
Postado por Paula Sperb às 13h39
Segunda-feira, 25 de maio de 2009"

BLOG DE PAULO SANT´ANA - 25/05/09:

"Segunda-feira, 25 de maio de 2009
Cães morrendo de inanição é crime, prefeito!
Senhor prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, e comunidade de São Leopoldo, as cenas exibidas no Jornal do Almoço de hoje depõem contra o belo, o progressista, o exemplar município de São Leopoldo. A prefeitura não pode permitir que um canil com mais de 400 cães fique abandonado à própria sorte. Nós vimos as cenas de cães mordendo as grades, querendo fugir naquele inferno, sem água, sem comida. Morrem 10 ou 20 por dia de inanição, senhor prefeito! A responsabilidade objetiva é do poder público. A presidente da Associação Leopoldense de Proteção aos Animais (Alpa), Ana Maira Gomes, vem dizer para a reportagem que os cães estão comendo mais do que comiam antes. Mas eles estão comendo nada, nós vimos as imagens. E a sede? Falta água! Não é só o recurso que falta, há também o abandono do canil. O prefeito tem que prestar contas disso. É um crime ambiental inominável. A comunidade gaúcha tinha que ser privada dessas imagens terríveis exibidas no Jornal do Almoço. Então soltem esses cães para que eles morram, pelo menos, individualmente de fome nas ruas. Mas não fiquem nesse espetáculo de crueldade, os cães com os ossos à mostra e a presidente do canil diz que eles estão comendo bem. Como é que se ergue um canil dessa magnitude no centro de uma cidade bela e aprazível como é São Leopoldo? A prefeitura tem que responder por essa barbaridade."

9 comentários:

Andrea Sassaki disse...

Gisa...não gosto disso, nem um pouquinho. Se cada um fizesse o que deveria ser feito, nada tisso estaria acontecendo. Horrível!

Helena disse...

Amiga
Tenho desespero de assistir notícias assim... passo muito mal, uma vez recebi um e-mail da PETA e qdo abri quase enfartei, chorei o dia todo... então não assisto. Que DEUS possa iluminar as pessoas responsáveis para que ajudem esses pobres animais... e que nós que gostamos de animais, consigamos ajudar um pouco aqui, um pouco ali, seja com pensamentos de amor que mudam a energia do planeta, ou com um pouquinho de ração, água, carinho... é tudo o q podemos fazer.
Beijocas mil
Helena (que fica chocada demais...)

Ana, Aprendiz de Anjo disse...

Não vi a reportagem, mas só pela foto da postagem, imagino como devem estar estes anjinhos. Fica aqui a pergunta, por que não educa esse povo, que ainda acredita que um animal é um OBJETO descartável? Animais somos nós, que ainda não aprendemos a ter compaixão... Desculpe Gisa, esse tipo de coisa me faz ama cada vez mais os seres de 4 patas. Beijos

Milene disse...

Oi Gisa, também assisti ao Jornal do Almoço e fiquei horrorizada. Não há desentendimento entre prefeitura e administração do local que justifique o que está acontecendo lá. Crueldade, falta de respeito à vida, falta de vergonha na cara, absurdo!!!
Beijos pra ti Gisa e pra toda turminha do Miados

Anita disse...

Qué foto más triste e impactante... :(

Parecen galgos o podencos (perros de caza) no? Aquí en España también son crueles con ellos a pesar de las leyes de protección animal.

Gracias por tus visitas y comentarios :*

Gisa disse...

Oi Andrea, Helena, Ana, Milene e Anita! Acho que o maior objetivo em divulgar tais fatos e imagens chocantes, além da ajuda imediata aos pobres animais, é tentar conscientizar aqueles que abandonam os animais, de consciência tranquila, "achando" que outros vão cuidá-los. Só não desanimo de vez e me torno totalmente descrente dos humanos pela existência de pessoas como vocês: responsáveis, sensíveis e que amam verdadeiramente os animais.
Com certeza todo o problema começa pelo abandono, mas também é completamente inaceitável uma ONG que se intitula de "proteção animal" manter animais numa situação dessas.
Anita, the worst part is that these animals belong to a place supported by the goverment that takes care of animals.
Bjs mil

Dricalaz e os Gatonetes... disse...

Olá, Gisa!

Obrigada pela visita!.
Agora irei acompanhar o seu blog, adorei!. E é um absurdo como o humano, trata os animais!.Quanta crueldade! É por isso que a cada dia que passa, eu amo e respeito, muito mais os animais!. Bjs

Gisa disse...

Oi Drica: Eu adorei teus gatonetes! A crueldade contra os animais é algo revoltante. Pelo menos nesse mundo de blogueiras amigateiras encontra-se muita gente que ama tanto os animais como nós. Bjs

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e