domingo, 4 de setembro de 2011

Os nomes e os gatos (e cães)

Como escolhemos os nomes dos gatos, ou cães?

Muitos, assim como fazem com os filhos humanos, dão a seus filhotes felinos, ou caninos, nomes que são de seu agrado, independente de qualquer ligação com aquele bichinho em si.

Outros, como geralmente ocorre conosco, dão o nome que "aquele" serzinho em especial nos inspira, ou fazem homenagem a outro que já passou pela nossa vida e permaneceu no coração.

Hoje, falarei sobre alguns dos nomes de nossos filhotes e suas origens; por razões óbvias não colocaremos todos em um só post.

Mimosa já nos chegou adulta e com este nome, que permaneceu, mas ganhou um apelido: "Donda" ou "Dondinha", por motivos óbvios:

"Donda", apelido auto-explicativo

Vit ganhou este nome, derivado de vitória, por haver superado o abandono; no início não sabíamos se era Vitor ou Vitória e permaneceu apenas Vit. O nome combina com ele, já que, em francês, "vite" significa rápido, ligeiro, e nosso menino é um verdadeiro azougue.

Vit, bebê

Tiffany ganhou este nome em homenagem à xará, que era uma dálmata. Tiffany I fez parte de nossa vida no início do casamento, e morávamos na época  em uma casa alugada, em que a garagem era ligada ao pátio. Tiffany I era bem jovem e fujona. Uma diarista estava lavando o portão da garagem e Tiffany fugiu, sem que ela notasse. Colocamos anúncios e ela nos foi devolvida por um rapaz que a havia encontrado. Nova diarista foi contratada e, apesar de a havermos alertado sobre o que já havia ocorrido, também deixou Tiffany fugir; desta vez, apesar de todos os anúncios, nunca mais a vimos...

Tiffany (II)

O Sarnowski Ben ganhou este nome devido a sua pelagem em bebê: ele era um pretinho "grisalho". Tati logo fez a ligação com Benjamin Button, o bebê que nasceu velho, do filme "O Estranho Caso de Benjamin Button". 


Ben, o menorzinho, em primeiro plano

E vocês amigos, qual a origem dos nomes de seus filhotes?

14 comentários:

Marilia disse...

Nélson - sempre quis ter um felino com esse nome. Isso se deu por causa do cachorro do meu amigo chamado Valdir. Eu amava!
Alemoa - já veio com o nome assim como o Bartolomeu, Ébano e Luan.
Mas a Alemoa chamamos Moa, o Bartolomeu de Batata.

Milene disse...

A-d-o-r-ei as estórias.

O nome de Mina, foi inspirado na personagem de Winona Ryder em Drácula, o filme de Coppola. Precisávamos de um nome curto, pequeninho, e me veio à lembrança uma cena do filme que amo, em que Drácula chama pela sua amada "Mina" e ela, com poderes que ele lhe passou, desencadeia ventos para ajudar o seu amor. Adoro o filme, adoro o livro, adoro o Gary Oldman e a Winona, então...
Apesar da origem inspiradora ser meio sanguinária rsrs, o significado real desse nome, de origem teutônica, é amor, então combinou bem com a minha lindinha e seus caninos pequenos e afiados.

Minha Soninho, a primeira felina que veio pra família, teve esse nome porque passou seus 2 primeiros dias em casa literalmente dormindo. Eu a trouxe de uma feira de adoções de animais de uma ONG aqui de Porto Alegre, e ela devia estar estressadíssima, porque assim que chegou, arrumou um cantinho, se enroscou e caiu no maior "soninho".

E o Johnny, o gatinho de meus pais, e hóspede frequente da Casinha - praticamente morador, ganhou esse nome de minha filha por causa do lindo e gato ator Johnny Depp.

Gisa, adorei o tema da postagem. Assim a gente fica sabendo a estória que existe por trás do nome dos gatinhos da blogosfera.
Bjocas e ótimo domingo.

Blog da Pink disse...

Adorei os nomes dos seus fofuxos ! A Rutha se chamava Fany mas a criadora era uma senhorinha alemã bem engraçadinha que se chamava Ruta...
O Barum já tinha esse nome no pedigree, mas se escreve BaruN !
A Pink tem um narizinho cor de rosa lindo e ficou Pink ! Na mesma cria do Barum tinha uma irmã chamada Luna, na época eu achei super diferente mas agora já percebi que é um nome super popular tanto para cadelas como para gatas...
Eu mesma nunca gostei do meu próprio nome porque as pessoas nunca entendiam, agora eu gosto e as amigas da minha filha dizem que é um nome bem jovem !
Beijos
Laís

Beth disse...

Colocaste-me numa saia justa! Os nomes são colocados conforme a primeira palavra dita no momento da adoção. Assim, Zóio é porque o maior destaque era o olho dodói; Dulce, porque a achei "um docinho", Ruby porque na época passava uma novela que tinha uma personagem com nome Safira e achamos que ele era gatinha.Quando o sexo foi definido apenas troquei para a pedra preciosa que mais gosto Ruby! Outra hora faço um post com os nomes!
Beijos,
Beth.

Nikita disse...

Gisa adorei as explicações para os nomes dos peludos. A Nikita já veio com esse nome pra mim, quem a resgatou deu esse nome a ela por causa da música de Elton Jonh. Já a minha falecida Pitcha, a batizei com esse nome por causa dos Mamonas Assassinas, na época era um grande sucesso. Minha pitchula, ficou Pitcha.(sinto muita saudade dela:( )

Beijos, Néia

Gata Lili disse...

Você escolheu nomes muito bonitos para seus bichanos. Parabéns! Eles estão em muito boas mãos! Tudo de bom para vocês e até a próxima sexta-feira, no #DiacomMAISGATOSnaInternet

Ana, Anjogatos disse...

Gisa, todos os gatos que eu tive ou que me tiveram, já vieram com os nomes no olhar alguns demorei um pouco a perceber outros foram instantaneos. Vou comentar dos três que deram origem ao AnjoGatos; a Gabriela recebeu esse nome porque foi um presente que ganhei de meu irmão numa epoca da minha vida em que precisava muito (do hebraico, enviada por Deus), a Peta originalmente se chamou Shine pelo brilho dos pelinhos negros, mas não nos atendia, até que meu sobrinho começou a chama-la de Peta. O Miguel, foi um anjo guerreiro que adentrou em casa pra alegra minha Mãe num momento de saúde fragilizada.Beijos, amei o tema

Unknown disse...

Meu primeiro gato que tive depois de casada se chamava Junior, minha filha não tinha nascido ainda, então ele era o nosso "herdeiro"
Depois veio o Alemão,por causa dos pelos amarelos o Tigre por ser amarelo e meio nervoso.
Os atuais, Jean e Rock, ela por causa da morte do Michael Jackson e a música Billie Jean. Ela veio pra nossa casa poucos dias antes da morte dele.
Mas esse nome nem é tão usado, minha filha só chama ela de GaGá (GaGatinha, eu a chamo de magrela, querida, neném.
E o Rock, bom ele foi achado numa grande pedra mas mais uma vez minha filha se recusa a usar o nome e o chama de Guitinho (essa menina tem talento para apelidos!).
Nem sei como o chamo...tambem de Guitinho mas uso mais Saii dai, não faz isso, para de implicar com a gata, não come a comida da gata, sai de cima da minha barriga...e muito mais! rs!
Ficou grande, né?
bjs

Iara disse...

O nome de Bella foi tirado de Isabella Swan, q é uma personagem fictícia da saga Twilight (Crepúsculo)...e na saga a personagem é sempre chamada de Bella....e sou muito fã da saga.
Nome Myura foi escolhido pela minha tia qdo a gatinha ainda morava com ela e permaneceu com esse nome.
A Luna - Encontrei essa gatinha andando no muro aki do prédio a noite, de céu limpo e estrelado...e uma linda Lua iluminando...daí qdo escolhi o nome coloquei Luna q significa lua...the end. rsrsrs
Da uma passadinha no meu blog para conhecer minhas 3 pantufinhas...meu blog é novinho em folha! rsrs bjs!

Nina disse...

Que lindo seu Cantinho...Amei meus novos ammiguinhos...Nina a mami escolheu por causa daquela novela roque santeiro em que a viuva Porcina gritava Ninaaaa...meio sem noção né.
Mami e papi estão comemorando 31 anos de casados hoje...Venha brindar com ela...lá no Meu Cantinho no Japão...
http://sandramitsue.blogspot.com/
cheirinho...
Nina

Andrea Sassaki disse...

Ai cumadi!!
Vamos por parte, que nem Jack Estripador....
Tigrão (seu genro), foi por causa da pelagem, mas de tigre ele não tem nada!!! Nem o fundo dos olhos!
Meg....ia ser Mel, mas é tão comum e de comum, minha vira-lata-cachorro do mato não tem nada!
Lolla, bem, este tive que escolher na hora. Era pra ela se chamar Gaia, mas.....na hora não me veio.....
Pépi, na verdade, a Pépi é Paris (de Paris Hilton). Minha sobrinha ganhou uma retriever, que se chama London. Outra sobrinha ganhou a Pépi e decidiu colocar Paris.....tudo no velho mundo, né???
Kaled...lembra-se das músicas meio árabes, meio tuaregues?? Foi nesta época, que o pretinho básico caiu de pára-quedas lá em casa.
Garu, é por causa do desenho Pucca. Coisas de crianças.
Pudim e Jujuba....só dou nomes de comidas nos meus au-aus....já tive a Quindim, a Muffin, tive a Sabor e por aí vai.
E a Aninha....que era pra se chamar Cookie, mas o nome não pegou. Ficou Aninha mesmo.
Pior que todos tem apelidos....vai vendo a salada mista.....Pêpe, ZAninha, Viguiguinho Amagueguinho, Pudórcio, Jujubs, Jubislendia, Pigão, Megalóide, Lolota Bolota, Ga, Formacão de Quadrilha (quando a Pépi, a Lolla e a Aninha estão juntas).
São tantas emoções.....kkkkkkkk...
Adorei o post!!!
Bêju grande!

Kippy Marrie disse...

Olá amiguinhas GISA e GATINHOS...
Apesar de eu não ser gatinho, eu e Mami AMAMOS os gatinhos e sempre estamos por aqui vendo essas fofuras. PARABÉNS!
Gostaria de dizer que é meu níver.
Se der, vai lá no meu bloguinho ver meu "bolo", ficarei feliz com sua presença. Estas horas são para os amigos.
Espero com alegria.
Aus 1000 com amor da amiguinha...

KIPPY

Rafaela Lima disse...

Meu Miguel, minha mãe falou e ai ficou! hahha sem mais nem menos! E ele adora o nome dele! hahah A lala eu que inventei! e todo mundo aceitou também! hahha

Gente que fotos lindas viu!

bjk

ah eu tambem nao consigo comentar! Um saco né!

eva disse...

Adorei saber a origem dos nomes. Aqui é assim: O Shake na verdade quando vimos uma foto sua filhote pela primeira vez achamos que ele tinha um cabeção, daí antes mesmo dele vir aqui para casa começamos a chama-lo assim, só que quando fomos busca-lo no gatil ficamos com vergonha da dona e meu marido falou o primeiro nome que veio na cabeça: Shake e assim ficou.
A Tixa se chamava Vitória pois passou por maus pedaços antes da ong AUG ajuda-la, mas quando chegou lá em casa meu marido falou que ia chama-la de Tixa que era de Lagartixa pois ela perdeu o rabo, bom até que achei bonitinho e acabou ficando.
Acho que somos péssimos pais pois acabamos escolhendo os nomes pelos quase defeitos, digo quase pq filho nosso é perfeito!!!
Bom Shake cabeção não tem mesmo um cabeção, tem agora um barrigão..rsrs.
Tixa é linda demais, supermeiga e não precisa de um rabo para viver ( igual a lagartixa).
Beijos