quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1 + 1 nem sempre são 2

A vida nem sempre é exata como a matemática.

Falando de gatos, por exemplo, 1 gatinho + 1 gatinha, podem se tornar um número infinito de gatinhos...
Este não é um post apenas para falar, mais uma vez, na necessidade da castração, coisa que é quase unanimidade entre aqueles que porventura passarem por aqui. Note-se que o "quase" se deve ao fato de que na vida nunca se conseguirá unanimidade: as pessoas são diferentes, pensam diferente, agem diferente.

Quanto à alimentação dos gatos, por exemplo: qual a ideal? Muitos dirão: consulte o veterinário. Conheço uma veterinária (bastante competente, aliás) que é frontalmente contra rações. Alega serem causadoras de cálculos renais e de retirarem dos gatos um de seus poucos prazeres (segundo ela), que é o de comer algo apetitoso. Os demais veterinários que conheço dizem que a ração é o alimento ideal para gatos (e cães também), por ser completo e balanceado.

A título de comentário, registro que alguns de meus gatos preferem a ração a qualquer outro tipo de alimento que lhe seja oferecido.


Mia e Palito não deixarão de ser 2: estão castrados

Falando de um modo geral: a vida tem regras infalíveis? Existe uma cartilha que nos diga qual é sempre o caminho certo? Basta segui-la e eu estarei sempre certa? Seria tão fácil se fosse assim...

Eu só posso dizer que, quanto mais o tempo passa, mais dúvidas e incertezas tenho; mais percebo que não existem apenas dois caminhos: o certo e o errado; só sei que a vida nos dá muitas opções e que, se porventura aquela que escolhemos em determinada ocasião não foi a melhor, não devemos desistir e passar o resto da vida nos culpando, mas devemos seguir adiante e procurar acertar da próxima vez.

14 comentários:

Ana, Anjogatos disse...

Oi Gisa, aqui fazemos as vezes damos arroz com atum ou carne cozida para a Gabi que adora, já o Miguel gosta mesmo de ração e todos os petiscos para gatos que encontrar. Beijos

eva disse...

Bom lá em casa é assim: Juju e Shake gatos de "raça" comem ração e se der mole comem qualquer outra coisa, mas eu libero um atum sem óleo e não consigo deixar de dar uma lambidinha de iogurte. Agora a Tixa uma legitima sem raça definida só come ração, nem chega perto de qualquer outra comida, não pede e não aceita. Todos adoram um petisco, mas o Shake é simplesmente louco por eles.

Kippy Marrie disse...

Olá Gisa e gatinhos lindos...
Quero agradecer a amizade de voces e aproveitar para convidar para ir "comer bolo" em meu blog.
Estamos em festa pela conquista de 100 amiguinhos e voces fazem parte desta conquista. Espero voces.
Obrigada pela amizade.
AMIGAS ETERNAS!!!
Aus 1000 com amor e carinho...

KIPPY

Blog da Pink disse...

Adorei ! Eu mudei muito nesses anos de convívio com animais. Quando comprei a Rutha não pensei em adoção e não pensei em castração ! Mas também era o ano de 1997 e naquela época não existia tanta campanha em favor dos animais. Com os anos fui me envolvendo com a causa animal e sei que hoje não compraria e não deixaria de castrar ! As minhas gatas amam a ração, mas tem que ser sempre a mesma. Os cães comem a ração mas tenho certeza que preferem comer qualquer tipo de comida. De qualquer forma é muito mais prático dar ração mesmo.
A Rutha fica feliz em comemorar com o Francisco, desde que ele não apareça mais que ela...
Beijos
Laís

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Muuuito interessante seu post, adoreeei, falou tudo, o que é certo? O que é errado?
É tudo muito complexo e complicado, cada um tem uma opinião deiferente mesmo....enfim....na dúvida, dou ração pro meus, além disso, dou alface (só a Preta que ama), restinho do danone eles adoram, e amam fígado, depois que li muito sobre a toxoplasmose, fiquei com medo de dar...mas de vez em quando eu dou, bem cozidinho, sem tempero, eles são loucos! Binhaaaus

olho de bicho disse...

Dizem que essa é a lógica difusa ou fuzzy, eu gosto dela. Chega do modo binário de viver, 0 ou 1, certo ou errado, verdadeiro ou falso, eu acredito em Machado de Assis, não há nada totalmente certo ou errado ( salvo algumas excessões rsrsrs). Quanto a ração aqui em casa é 4 x 1, ou seja, 4 adoram comida e uma só come ração.

Beth disse...

Amiga querida!
Atualmente vivo num dilema. Estou ficando com pena dos gatos por comerem apenas ração. A grande maioria dos meus adora, estão saudáveis, sem queda de pelo, etc. Mas, o Vitinho come além da ração, 150g de carne moída todos os dias e adora. Já outros, posso deixar um filé mignon sob sua guarda, nem cheiram. Meu dilema: será que nas rações é colocada alguma coisa "viciante" que os gatos chegam recusar carne? As minhas caninas comem ração, mas não dispensam um pãozinho pela manhã e um à tardinha. Por sinal está na hora do pão!
Beijos,
Beth.(Cruzes, a palavra verificadora hoje para mim é verme)

Anônimo disse...

Olá!
Aqui a Sacha gosta de patê,fígado de galinha, sardinha, carne moída e outras coisas. às vezes come raspa de mamão. A Mitchan só come ração,agora a Jolie come de tudo que aparecer na frente. Tento satisfazer a todas. Afinal dependem de mim para viver.
bjs Laís.

Nikita disse...

Gisa concordo com você. As pessoas (a sociedade) nos impõe regras e se não as seguimos parece que somos de outro planeta. A gente nem sempre acerta mesmo mas, com certeza procuramos acertar.

Beijos, Néia

Marilia disse...

Parabéns pelo post!

Milene disse...

Oi Gisa, belo post. Tanto Mina quanto Johnny só gostam de ração e só de um tipo. Mina petisca mamão de vez em quando - o vet disse que se ela gosta, não tem problema, mas ela só come um bocadinho e vai cuidar da vida, hehehe. Não é fácil encontrar o meio termo, mas com jeitinho e paciência a gente consegue achar o caminho.
Bjs

Sandra =^.^= disse...

Oi Gisa!
Eu também adorei aquela imagem.
Um ótimo final de semana pra vc e pra todas essas crianças lindas.
Beijinhos.

Kippy Marrie disse...

Olá amiguinhos queridos...
Passei aqui para desejar um ótimo final de semana a voces.
Com muita saúde, paz, alegria e com muita DIVERSÃO, afinal...
É sábado e domingo e todos merecem só ALEGRIA!
Fiquem com o Papai do Céu.
Até breve.
A Mami manda beijos 1000 a todos também.
Aus 1000 com amor e carinho da amiguinha pra sempre...

KIPPY

Unknown disse...

Tô desde ontem tentando deixar comentário e não consiguia.

Quanto mais falarmos sobre a importância da castração, melhor.
Ainda existem muitas pessoas que não concordam e nem imagino qual o argumento.

E no caso da alimentação, acredito que as empresas vêm aprimorando a qualidade das rações. Aqui em casa,uso a ração dura e mole e um pouco de comidinha, sem temperos e sal. Não conheci nenhum vet que fosse contra.
bjs