sábado, 2 de outubro de 2010

Campanha do Aconchego: para os amigos portugueses

Olhem que linda a campanha que a Kika, aquela gatinha portuguesa muito fofa do http://kikaeassuasideias.blogspot.com/  está promovendo e nos pediu para ajudar a divulgar.

O inverno está por chegar na Europa e muitos amiguinhos peludos passam fome e frio nessa estação.

Vamos ajudá-los amigos portugueses!



CAMPANHA DO ACONCHEGO
QUERES AJUDAR_ME NESTA CAMPANHA?
ENTÃO DIVULGA NO TEU BLOG:::VEM AI O INVERNO!!!

Nem só as pessoas sentem frio,nossos amiguinhos peludos também sentem o frio. Se na sua cidade existe um abrigo para animais abandonados e você tem em sua casa cobertores,mantas que não usa mais, leve até o abrigo na sua cidade, com certeza existem protetores que também precisam da sua ajuda. Doe o que puder,mantinhas,vasilhas para comida, ração, remédios, tudo será bem recebido.
MUITO OBRIGADA!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Notícias do Miados

 Do túnel do tempo: Chuvisco ainda "nenê"


Sumida de novo.
Aconteceram tantas coisas...
Logo que fiz o post com o Chuvisco reparamos que havia algo errado com ele. Passava muito tempo no banheiro e fazia pouco xixi de cada vez e chegou a fazer xixi com um pouco de sangue.
O vet recomendou algumas medidas preventivas: chá de quebra-pedra, mais alimentos pastosos e menos ração seca; as características eram de cálculo urinário e precisava cuidar, pois se houvesse entupimento teria de ser colocada sonda para retirá-los.
Aconteceu; assim que notei que ele se esforçava muito e não conseguia fazer xixi, entramos em contato logo com a vet. Ele teve que ser sedado e depois passou a noite em observação na casa da vet.
Felizmente correu tudo bem, ele não tinha nenhuma infecção e no outro dia, ao final da manhã, voltou para casa.
A vet disse que o maior risco em um caso como o dele é quando a família não se dá conta do que está ocorrendo e o gatinho fica um período maior sem fazer xixi; isto pode gerar uma intoxicação pelo acúmulo de uréia no organismo, que pode levar até ao óbito.
A causa de formação de cálculos urinários, segundo ela, geralmente corresponde a uma série de fatores: tendência genética; gatinhos que bebem pouca água; pouca atividade física, etc.  Geralmente o problema maior é com os machos, pois o canal urinário é muuuuito estreito e qualquer pedrinha pode obstruí-lo.
Chuvisquinho está comendo a ração Urinary da Royal Canin, da qual precisará por, pelo menos, 2 meses. Não deverá mais comer ração seca comum.
Aqui começa um dos problemas: Chuvisco divide espaços com mais 9 dos nossos filhotes (nenhum dos quais tem problemas urinários e não precisam da ração especial); temos que separá-lo a cada refeição; só podem compartilhar refeições pastosas ou molhadas. Felizmente estamos conseguindo coordenar tudo e ele está muito bem.
Mimosa nossa Donda (que faz parte de outro "grupinho"), também apresentou seu problema anual de cistite; encontra-se em tratamento e reagindo bem.
Um dos gatinhos de minha sobrinha Renata também teve cálculos urinários.  Eta fase!
Além de dar notícias para os amigos, gosto de detalhar casos como o de Chuvisco, pois pode ser de ajuda/esclarecimento ou alerta para alguém que nos leia ou, por outro lado, podemos receber sugestões ou dicas, como já ocorreu em outros casos e que foram muito valiosos para nós.