quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Notícias do Miados

 Do túnel do tempo: Chuvisco ainda "nenê"


Sumida de novo.
Aconteceram tantas coisas...
Logo que fiz o post com o Chuvisco reparamos que havia algo errado com ele. Passava muito tempo no banheiro e fazia pouco xixi de cada vez e chegou a fazer xixi com um pouco de sangue.
O vet recomendou algumas medidas preventivas: chá de quebra-pedra, mais alimentos pastosos e menos ração seca; as características eram de cálculo urinário e precisava cuidar, pois se houvesse entupimento teria de ser colocada sonda para retirá-los.
Aconteceu; assim que notei que ele se esforçava muito e não conseguia fazer xixi, entramos em contato logo com a vet. Ele teve que ser sedado e depois passou a noite em observação na casa da vet.
Felizmente correu tudo bem, ele não tinha nenhuma infecção e no outro dia, ao final da manhã, voltou para casa.
A vet disse que o maior risco em um caso como o dele é quando a família não se dá conta do que está ocorrendo e o gatinho fica um período maior sem fazer xixi; isto pode gerar uma intoxicação pelo acúmulo de uréia no organismo, que pode levar até ao óbito.
A causa de formação de cálculos urinários, segundo ela, geralmente corresponde a uma série de fatores: tendência genética; gatinhos que bebem pouca água; pouca atividade física, etc.  Geralmente o problema maior é com os machos, pois o canal urinário é muuuuito estreito e qualquer pedrinha pode obstruí-lo.
Chuvisquinho está comendo a ração Urinary da Royal Canin, da qual precisará por, pelo menos, 2 meses. Não deverá mais comer ração seca comum.
Aqui começa um dos problemas: Chuvisco divide espaços com mais 9 dos nossos filhotes (nenhum dos quais tem problemas urinários e não precisam da ração especial); temos que separá-lo a cada refeição; só podem compartilhar refeições pastosas ou molhadas. Felizmente estamos conseguindo coordenar tudo e ele está muito bem.
Mimosa nossa Donda (que faz parte de outro "grupinho"), também apresentou seu problema anual de cistite; encontra-se em tratamento e reagindo bem.
Um dos gatinhos de minha sobrinha Renata também teve cálculos urinários.  Eta fase!
Além de dar notícias para os amigos, gosto de detalhar casos como o de Chuvisco, pois pode ser de ajuda/esclarecimento ou alerta para alguém que nos leia ou, por outro lado, podemos receber sugestões ou dicas, como já ocorreu em outros casos e que foram muito valiosos para nós.
  

7 comentários:

Ana, Anjogatos disse...

Enviando vibrações boas ao Chuvisco!Beijos, fiquem com Deus

Luzinha disse...

avemaria! pois então não é que tenho o mesmo problema com o Gato Sammy, guria? há anos que come a Royal Canin! por conta dele, a Meg e o Jimmy também comem, porque não consegui separá-los. o pobre gato chora de dar dó! a gente chora junto! já teve que passar sonda 3 vezes! a vet mandou trocar a ração pela Hills, mas não melhorou nada... acho que a Royal Canin ainda era melhor. vou esperar acabar esta e ver o que acontece... continuem mandando notícias! torcendo daqui! bjus mil!

Gisa disse...

Obrigada Ana! Beijos mil para ti e teus filhotes lindos
Oi Luzinha! Tadinho do Sammy. Nossa vet também alertou que Chuvisco pode passar pelo mesmo problema novamente. Vou passar lá no Black para te pedir mais detalhes. Obrigada pela torcida. Beijos mil para ti e filhotes fofos

GRAÇA disse...

Preciso da vossa ajuda
Na campanha do aconchego
Vão lá ao meu blog
Ronronzinhos
KIKA

Milene disse...

Oi Gisa: Meus pais passaram por algo assim com o Johnnyzinho há um tempo atrás e ainda bem que o diagnóstico foi rápido e evitou maiores complicações. E aqui em casa estamos sempre de olho na Mina, o vet disse que o sistema imunológico dela é bem fraquinho e temos que ficar atentos.
Bjocas pra turminha e rápidas melhoras

Blog da Pink disse...

Que dózinho ! Espero que ele se recupere e tenha muita saúde. Meu gatinho Martim teve insuficiência renal, ele bebia muita água o dia inteiro e de repente mal conseguia andar, levei imediatamente ao vet, comecei a dar a ração especial e cara mas ele não queria comer. Voltou a ser internado mas não resistiu. O problema é que foi tudo muito de repente, é importante ficar de olho neles sempre para prevenir esses problemas.
Boas melhoras pro Chuvisco !
Beijos
Laís

Gisa disse...

Oi Kika! Já estive lá; é muito bonita tua campanha. Vou postar sobre ela. Beijos
Oi Milene! Fiquei sabendo que cálculos urinários é um problema comum em gatinhos. Temos que estar atentos a nossos filhotes mesmo; são como bebês, não podem nos contar o que estão sentindo. Beijos e muita saúde para Johnnyzinho e tua Mina
Oi Laís! Felizmente o Chuvisco está comendo bem a ração Urinary. Dizem que a ração renal não é tão bem aceita pelos gatinhos. Acho que os fabricantes podiam descobrir uma forma de torná-la mais atrativa. Beijos