sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Campanha: Panceps enxutos para gatinhos mais saudáveis


Palito e Mimosa no maior ♥

Oi amigateiras(os)! Como alguns de vocês já sabem, nossa Mimosa está com problemas urinários que se manifestaram durante o feriadão de Carnaval.

Vocês já notaram que seguidamente necessitamos de médicos, dentistas, veterinários e afins, exatamente em tais ocasiões? Esta é a famosa "Lei de Murphy" (ou "Lady Murphy", como dizem alguns!)

O que acontece então? Um está na praia, outro na serra, o terceiro foi para o exterior, o quarto desligou o celular, etc, etc, etc.

No caso da Mimosa, um vet da minha confiança não desliga o celular, mas estava na praia.
Expliquei os sintomas e sequência dos acontecimentos: sexta à noite já havíamos achado Mimosa um pouco mais quieta que o habitual; sábado mais ainda e com pouco apetite (o que não é nada comum). Domingo notei que começou a fazer bocadinhos de xixi em locais indevidos e mostrar-se verdadeiramente incomodada. Examinei-a e descobri que sua "região íntima" estava inchada e com aparência estranha. Segunda de manhã acordei o vet que, como já disse, estava na praia.
Receitou-me um antiinflamatório, chá de quebra-pedra e PVPI para uso local. Colocou-se à disposição para vir até a cidade se eu notasse pioras.

O Inflamene foi fácil: é em gotas e em dar remédio de seringuinha eu sou craque. Chazinho também foi de seringuinha. O PVPI fazia a coitadinha dar pulos de dor!

A situação ficou praticamente estabilizada e quarta à tarde, quando do seu retorno, levei Mimosa no vet, que examinou-a e decidiu partir para o antibiótico, já lhe aplicando a primeira fincada.
Mimosa está reagindo bem; o apetite está voltando, hoje à tarde já brincou de lençol (sua brincadeira favorita) com a Tati.

Fui pesquisar sobre a cistite em gatos e vi que entre os principais fatores de risco estão: obesidade, falta de atividade física, beber pouca água. Vejam só, Mimosa preenche todos estes requisitos!

Resultado: Miados Mil está lançando a campanha "Panceps enxutos para gatinhos mais saudáveis".

Mimosa está entrando em regime; faremos com que se exercite mais e procuraremos fazer com que tome mais líquidos.

Hoje usei um truque: Mimosa adora o caldinho da Whiskas sachê (como 99 em 100 gatinhos); diluí o caldinho, adicionando mais água e mexendo bem. Ela estranhou de início, cheirou, mas quando provou e viu que o gostinho era o mesmo, tomou tudo.

E aí, mais alguém vai aderir a nossa campanha? Claudinha já me disse que vai colocar Toco em regime.

15 comentários:

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Que idéia boa, a do caldinho!
Ela vai se recuperar logo, logo e perder uns quilinhos. Dá bastante brinquedinho, ela já tem aquela bolinha com um penacho? Eles adoram aquilo. Bjos!

Gisa disse...

Oi Tania! Mimosa não é muito de brinquedos não. Comprei ratinhos para ela e Palito, porque todos comentam que os gatos adoram, mas eles não deram a menor bola... Eu não vi ainda as bolinhas com penacho na pet em que compro. Vou procurar em outros lugares. Obrigada pela dica! Bjs

Sarah disse...

O Bubbles também vai voltar para o regime... só hoje que ganhou Whyskas sachê por causa do susto que levei (dá uma olhada lá no blog pra ver o que ele aprontou!)...
Uma vez ele também teve infecção urinária, mas faz bastante tempo, ainda era "adolescente"... rs... O vet deu a dica de fazer mais caixinhas de areia (até o momento eu tinha só uma e estava adotando a Tcheca, então ele indicou igualar o número de caixas de areia ao de gatos na casa, e fiquei com duas). Ele também indicou espalhar vários potinhos pequenos de água pela casa, assim eles sempre têm água disponível e acabam bebendo mais.
Pra ele funcionou, ele nunca mais teve problemas!
Boa sorte com a Mimosa, vamos continuar acompanhando o tratamento e torcendo! bjo!

Daniela disse...

Vamos todos ao regime heim! Adorei a campanha hehehehe!

Gisa disse...

Oi Crazy, obrigada pelas dicas. Bjs
Oi Daniela, quando criei a campanha me lembrei de ti; sabia que ias aprovar kkk Bjs

Claudinha disse...

Gisa, aqui em casa tb tem varios potinhos de agua... eles estão passando por lá e dão uma bebidinha... vão pro quarto e dão mais uma bebidinha.... a caixa de areia que o diga! melhor gastar em areia do que em remedios...eu comprei uma fonte de agua e coloquei na sala... a Teca adorou! e ainda brinca!

Dicas de exercícios; bolinhas de papel, pena (aqui é de pavão) e ficam loucos correndo atras da pena.... os meus gostam de futebol de ração: pego algumas rações e jogo no chão... aff! eles ficam doidos correndo pra pegar a "caça"!

bjos

Nana disse...

Oi Tânia:
Também estou tentando diminuir a quantidade de comida do Zé e esta semana vou procurar a Light.. que ele comia mas desapareceu dos Pets onde compro.
A obesidade não é bom para ninguém!!
Bjs

Anônimo disse...

olha, a nossa Humana usa este truque: sempre que coze peixe ou fígado de frango para nós (geralmente, ao fim de semana)põe muito caldo da cozedura no recipiente. e dá-nos ração que regulariza o tracto urinário...

marradinhas_e as melhoras da mimosa.

Gisa disse...

Obrigada Nana, Claudinha e Idun.
Um dos meus problemas é que Mimosa já chegou aqui em casa adulta e acostumada a comer apenas ração. Agora vou ter que forçar a barra. Água sempre tenho bastante à disposição e troco-a seguidamente. Uma das coisas que estou mudando é que sempre deixava a água próxima a uma vasilha com ração. Li em um dos blogs que alguns gatos não gostam de beber água assim, porque fica com o gosto da ração. Agora coloquei alguns potes em locais distantes da comida para ver se ajuda. Para diminuir o panceps também não vou mais deixar alimento constantemente à disposição: organizarei refeições. Bjs

Anônimo disse...

Olá
desculpa a ausencia aqui do teu cantinho, é uma campanha optima, aqui em casa a minha molly tb tem um problema de obesidade mas ela bebe muita agua, mas não sei como por ela em dieta quando os outros são todos elegantes e não precisam de dieta.
beijocas

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Aqui o truque da água no caldinho da Wiskas funcionou. Aí o Jake deixou os pedacinhos, eu amassei e coloquei mais um pouquinho de água, só que daí o truque já estava manjado, ele rejeitou, rsrs.
O Jake além de SÓ beber água na torneira do banheiro, agora SÓ quer que a gente dê essa água da torneira nas mãos para ele. Aí ele mais lambre a mão do que a água. É dureza!

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Só agora vi sua resposta, Gisa. Neste link tem uma foto da bolinha para vc conhecer: http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=663&Y=2963595566519&IDProduto=921908&Det=True
Bjs!

Gisa disse...

Oi Catish: Com vários gatos realmente é mais difícil. A Mimosa, por exemplo, divide espaço com o Palito e a Mia. Palito e Mia também estão um pouquinho gordinhos (claro que nem perto da situação da Mimosa) e um regimezinho também não vai ser mal para eles kkk Bjs
Tania obrigada pelo endereço. Os gatos são espertos, não é? A gente não engana eles por muito tempo. Aqui funciona assim: deixo a Mimosa separada e ela toma todo o caldinho com água; depois libero para o Palito e ele come os pedacinhos que ela deixa. Hoje dei para ela atum light com bastante caldinho e ela adorou. Bjs

Michelle disse...

Adorei o truque do caldinho com água porque o Whiskas sachê tem muita cara de ser "engordativo".
Quanto às panelas de água, além de ficar longe dos potinhos de comida, em casa eles só bebem se for numa bacia. Aprendi quando Ricky era pequeno. Se colocasse no potinho, ele dava só umas lambidinhas, mas na bacia efe fica um tempinho bebendo. Mania de grandeza...
E vamos divulgar a campanha pelo fim do panceps (que é fofo, mas nada saudável, né?)
Melhoras para a Mimosa.
Bjo

Gisa disse...

Oi Japa: Pois é, a gente vai usando a imaginação e aproveitando as dicas das amigateiras. A idéia da bacia é interessante; o problema é que o Palito é muito bagunceiro e vive derrubando coisas, tenho medo de um alagamento!
Sei também que o sachê não é o alimento ideal, mas Mimosa é difícil. Já tentei dar peitinho de galinha, que a maioria da minha turminha adora, mas ela não gosta. Já tentei dar sopa (idéia que tirei há mais tempo do blog de uma amigateira que já não recordo quem foi) mas ela nem provou.
Felizmente Mimosa está melhor, mas é preciso evitar que o quadro se repita, por isso a minha preocupação. Bjs